Também chamada de trança raiz ou trança rasteira, a trança nagô é um tipo de trança afro muito common. Ela é uma alternativa tremendous versátil para crespas e cacheadas que procuram um visible bonito e com um toque de ancestralidade.
Esse é um penteado rente à raiz dos fios e que tem origem na cultura africana, mas isso não significa que não existam versões modernas do estilo como, por exemplo, a trança mandraka.
Saiba mais sobre a trança nagô e inspire-se em diversos modelos do penteado!
6 estilos de tranças nagô para você experimentar!
Além de linda, a trança nagô é um penteado repleto de vantagens. Um exemplo disso é que ela funciona como ótima opção para quem está na fase de transição capilar.
As tranças raiz escondem e protegem as diferentes texturas do cabelo enquanto os fios crescem. Você pode experimentar diversos modelos das tranças, por isso, separamos, abaixo, ideias incríveis dessa trança afro para te inspirar.
1. Trança nagô solta
A trança solta é a mais clássica. Ela é feita no cabelo inteiro e pode ser trançada com materiais como jumbo, kanekalon, cabelo pure ou sintético para deixar os fios mais longos.

2. Trança nagô meia cabeça
Esse modelo tremendous tendência está fazendo sucesso entre as mulheres que querem manter os fios crespos e cacheados soltos no comprimento.
As tranças se concentram no topo da cabeça, formando uma tiara, que pode ser estilizada com linhas coloridas ou acessórios.

3. Trança nagô lateral
Para que curte um visible moderninho, a trança lateral é ultimate! Esse estilo imita o corte sidecut, mas sem precisar raspar a cabeça, deixando o cabelo lindíssimo e valorizando a textura pure.

4. Trança nagô boxeadora
Um dos modelos de nagô que estão mais em alta nessa temporada, a trança boxeadora traz um visible charmoso aos fios. Além de também ser tremendous fácil de fazer.

5. Trança nagô com rabo de cavalo
O rabo de cavalo com trança nagô é um match perfeito entre dois penteados tremendous estilosos. Juntos eles trazem um visible elegante e charmoso!
Esse modelo de trança nagô pode ser feita de duas formas diferentes, com o comprimento solto ou com o cabelo todo trançado.

6. Trança nagô em cabelo curto
Cabelos curtos também pode aderir ao estilo da trança nagô! O modelo fica bem rente a raiz, finalizando com um coque baixo tremendous fofo.
Outra opção também é trocar o coque baixo por tranças fazendo um formato parecido com o corte chanel. Fica um charme!
6. Trança nagô com coque
Uma combinação de penteados que dá tremendous certo, o coque alto + trança nagô deixa o visible extremamente lindo e elegante. O resultado é um rosto com aparência alongada!

Qual é a historia das tranças nagô?
As tranças nagô existem há cerca de 3.500 anos e têm significados que vão além da estética para a cultura afro. Por meio delas, period possível identificar, nas tribos africanas, qual period a sua origem, estado civil, posição social, religião, entre outros códigos.

Trança nagô: tudo sobre esse penteado ancestral
Quer saber mais sobre como aderir, quanto tempo dura, se a trança estraga o cabelo entre outras dúvidas? Respondemos essas questões abaixo!
Quem pode aderir às tranças nagô?
O único pré-requisito para as meninas de cabelos crespos e cacheados é ter um comprimento de pelo menos 5 centímetros, para que o cabelo sustente o peso das tranças.
Podem ser usadas fibras sintéticas, jumbo ou o kanekalon para alongar os fios e esses materiais tendem a pesar um pouquinho.
Inclusive, quem está com os fios enfraquecidos ou muito danificados por química, precisará fazer tratamentos para recuperá-los antes. Do contrário, corre-se o risco de eles não suportarem e os fios se quebrarem de vez.
Peça sempre ao profissional responsável por trançar os fios para avaliar a situação, okay?!
Trança nagô estraga o cabelo?
A trança nagô não estraga seu cabelo. Ele pode ficar marcado, pois se manteve muito tempo preso naquele formato, mas com a passagem do tempo e as lavagens, o fio vai voltando ao formato pure aos poucos.
Mas manter os fios trançados por muito tempo acaba ressecando um pouco mais o cabelo. Por isso, ao tirar as tranças é indicado fazer uma boa hidratação.
Para isso, Tudo Pra Cabelo recomenda a Máscara De Tratamento Seda Increase Hidratação Pró-Curvatura, que estimula a formação dos cachos, deixa seus fios macios e sem frizz.
Como fazer tranças nagô?
O ultimate é procurar um profissional trancista para fazer o penteado. Ele vai saber avaliar se seus fios estão saudáveis, conhecerá os diferentes tipos de trança e também será mais ágil.
Put together-se para ficar pelo menos cerca de três horas no salão. O processo pode ser ainda mais demorado dependendo do seu cabelo, das tranças escolhidas, da técnica e da habilidade do profissional. Mas os retoques demoram bem menos.
Se você preferir fazer tranças nagô em casa, também é possível. Para garantir um resultado incrível, é importante marcar muito bem as divisões de mechas na cabeça. Confira o passo a passo:
- Marque as divisões das mechas na vertical, começando na testa e indo até a nuca. Se você prefere tranças mais finas, faça mais divisões ao longo da cabeça.
- Escolha qual será a primeira mecha a ser trançada e a divida em três, para começar a trança.
- Entrelace os fios de forma que a trança fique bem rente à cabeça. Como em uma trança embutida, vá adicionando mais fios daquela mesma divisão que você fez.
- Trance os fios até o comprimento desejado. Você escolhe se as tranças serão apenas na lateral, só na frente ou até o fim dos fios, por exemplo. Caso escolha tranças por todo o comprimento, prenda o fim de cada mecha com um elástico fininho.
Repita o mesmo processo nas outras mechas da área que você quer trançar.
Quanto custa?
O preço para fazer tranças nagô varia bastante em relação ao profissional de sua escolha. No entanto, planeje-se para pagar, em média, entre R$ 100 e R$ 400.
Quanto tempo dura a trança raiz?
A manutenção no salão é feita, em média, de dois em dois meses. É preciso voltar no salão para refazer o penteado ou consertar as partes soltas.
Alguns cabeleireiros recomendem que nesse período, você desfaça as tranças e deixe os cabelos livres por cerca de dois dias. Aproveite o intervalo para hidratar bem os fios.
Rotina de cuidados com a trança raiz
Para lavar as tranças rasteiras basta aplicar um pouco de shampoo, mas somente no couro cabeludo. Uma dica é diluir o shampoo na mão ou em um pequeno recipiente, antes de aplicá-lo na cabeça.
Para isso, indicamos o Shampoo Love Magnificence and Planet Energizing Detox e o Shampoo Anticaspa Clear Sports activities Ladies Limpeza Hidratante. Ambos os produtos contam com ação purificante do couro cabeludo, mantendo os fios hidratados.
Antes de dormir ou de prender, certifique-se de que as tranças estão completamente secas. Assim, você não corre o risco de criar um ambiente propício para proliferação de fungos.
Você pode usar o secador nas tranças, mas regule o jato e a temperatura para uma posição média. Segure o aparelho a uma distância de pelo menos 20cm da cabeça para não danificar o penteado.
As tranças nagô não precisam de hidratação nem de condicionador. Caso sinta necessidade, use uma quantidade mínima de creme de tratamento somente na raiz e depois enxague bem, para remover qualquer resíduo.
7 inspirações de penteados com trança nagô
As tranças podem ser muito versáteis. Confira algumas opções de penteado para te inspirar.
Aposte nas miçangas e acessórios para trazer mais cor para sua trança nagô

Para quem curte inovar com a trança nagô, experimente testar diversos tipos de desenhos
Ou inove pedindo tranças em diversas direções
Diferentes espessuras de tranças trazem um charme mega especial ao visible

Já no rabo de cavalo, a trança nagô diversifica o visible

Investir no modelo com child hair e coque baixo é tremendous elegante

E para quem curte um estilo romântico, também é possível fazer uma coroa de trança com a nagô
